Blog

“Eis o mistério da fé!”

18/02/2022 11h58 | Assessoria de Comunicação

Jesus era judeu, celebrava anualmente este acontecimento da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Porém, em sua última ceia Pascal, Jesus ao celebrá-la com os discípulos, dá um novo sentido ao rito.

Desde a criação do mundo e do pecado do homem, Deus propõe um Projeto de Salvação se revela a humanidade. Propõe um caminho de arrependimento, reconhecimento, conversão e aliança.

 

Nesta trajetória, com o chamado de Abraão, Deus elege um povo como sinal de seu amor, mostrando sua paciência e fidelidade para com a humanidade que constantemente lhe volta às costas. O povo hebreu experimenta Deus e sua misericórdia em diversos momentos de sua história, quando então, escravos no Egito fazem a experiência da libertação. Deus que escuta o clamor do seu povo, vê o seu sofrimento e se compadece, faz sair e atravessar a pé enxuto o mar, fazendo a passagem da escravidão para a libertação. Este momento tão importante e significativo na vida e na história de um povo não pode ser esquecido. É necessário fazer memória, não no sentido apenas de lembrar, mas de atualizar. Este evento, portanto, é vivido e atualizado a cada ano, em um conjunto de ações, palavras e gestos: A páscoa judaica!

 

Jesus era judeu, celebrava anualmente este acontecimento da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Porém, em sua última ceia Pascal, Jesus ao celebrá-la com os discípulos, dá um novo sentido ao rito. A torna prefiguração da nova libertação, da nova e eterna aliança: Paixão, Morte e Ressurreição. Nos ritos judaicos, experimentam a presença do mistério pascal de Cristo! Agora não mais a passagem do mar para libertar da escravidão do Egito, mas a passagem (Páscoa) da morte para a vida que liberta da escravidão do pecado.

 

Este evento tão importante que só foi entendido pelos discípulos após a ressurreição do Senhor não podia ser esquecido, pois o próprio Cristo havia deixado o mandato: “fazei isto em memória de mim”. Para entender isso é preciso voltar para o que Jesus disse, fez e mandou fazer: “Mandou que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira.”

- Tomou o pão/vinho (Preparação das oferendas)

- Deu graças (Prece Eucarística)

- Partiu e Repartiu (Rito da Comunhão)

 

Neste sentido podemos perguntar: Que mistério da fé que é proclamado a cada celebração da Eucaristia - “Eis o mistério da fé!”. Essa pergunta pode facilmente ser respondida pela aclamação memorial reintroduzida pelo Concílio Ecumênico Vaticano II: “ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE! PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO! VINDE, SENHOR JESUS!” que tem sua origem em 1 Coríntios 11,26.

 

O mistério da fé, não é só acreditar que Jesus está presente nas espécies Eucarísticas, é muito mais que isso, é ter a certeza de que Deus enviou seu Filho ao mundo, que se encarnou no ceio de uma mulher, se fez homem, morreu e ressuscitou para nos salvar e vai voltar em sua glória. Celebrar a Eucaristia, não é recordar a última ceia, é estar hoje aos pés da cruz e no jardim da ressurreição. É fazer memória, atualizar o único e eterno sacrifício.

 

“Eis o mistério da fé” é celebrar a PÁSCOA do Senhor!

 


Texto: Pe. Thiago Faccini Paro
Imagem: Domínio público
Publicado originalmente no informativo paroquial da Paróquia de São José do Belém, São Paulo/SP

Ultimos artigos

Quando se inicia a celebração da santa Missa?

Ao entrar na igreja, devemos sempre nos colocar em oração e no silêncio nos preparar para a celebração, pois ao atravessar a porta, entramos num lugar sagrado.

 Continue lendo

Os símbolos na liturgia: do visível ao invisível

O símbolo, portanto, em seu sentido antropológico é um conjunto de elementos sensíveis em que os homens, seguindo o dinamismo das imagens, captam significados que transcendem as realidades concretas.

 Continue lendo

O gesto virou “rito”

Com o gesto simbólico, na última ceia, em que usou pão e vinho, Jesus expressou, sua entrega total ao Pai, a realização da nova e terna aliança e a vinda do Reino...

 Continue lendo